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Publicações recentes

Imersões artísticas em paisagens sonoras rurais: relatos de experiência acústica, filosófica e de encontro com a Educação Ambiental

Os estudos sobre paisagem sonora vêm sendo discutidos em diferentes áreas do conhecimento e estabelecem um ambiente multidisciplinar, tanto no universo artístico quanto no de pesquisa. Pretende -se aqui estabelecer um espaço multidisciplinar do pensamento que relaciona arte, filosofia e meio a mbiente à comunidade rural, tendo os entornos escolares como centro da discussão. Relacionar, ainda, as práticas estéticas como principais elementos de encontro com novas possibilidades criativas, científicas e educativas. Neste caso, pretende -se apresentar o soundwalking como uma possibilidade de fruição no ambiente; como uma potente ferramenta de construção de saberes e experiências. Logo, associa -se essa prática às leituras de Jorge Larrosa sobre experiência, apontando como esta prática estética se volta às realidades acústicas locais. Discute-se a eminente necessidade de formarmos sujeitos de experiência, sensíveis e engajados com seu entorno, principalmente ao seu mundo acústico. Apresenta - se, por fim, os processos criativos e de escuta vividos na paisa gem rural, vinculados às experiências acústicas, filosóficas e artísticas que estiveram estreitamente conectados à Educação Ambiental.

Publicado em dezembro de 2021.

Revisitações ao Espaço Específico: Vínculos existentes entre obra e paisagem sonora

A literatura atual necessita de estudos que apontem com clareza as formas as quais um espaço específico à céu aberto pode contribuir intimamente para a composição da estrutura de uma instalação sonora. Este artigo propõe divulgar as metodologias de revisitação e vinculação, cujas funções salientaram as relações existentes entre composição musical e espaço específico. Recorrendo à literatura que aborda temas ligados à composição musical, paisagem sonora e trabalhos direcionados à performances para espaços específicos, a metodologia de revisitação estruturou em quatro performances a instalação sonora “Saving Shapes” (2016-2018), vinculando-a ao seu espaço acolhedor durante um ano e caracterizando cada performance, simultaneamente evitando recursos de repetição. Neste caso específico, durante o processo de composição para um espaço aberto escolhido na Ilha dos Marinheiros, Rio Grande – RS, foram realizados diferentes soundwalks, cuja perspectiva foi a escuta e a interação com os elementos que se transformavam na paisagem sonora.

Publicado em novembro de 2018.

Experiências a partir da música ubíqua: processos criativos e proposições para a escola através de dispositivos móveis

O presente artigo traz duas experiências de composição musical a partir de dispositivos móveis, tidos inicialmente como proposta independente de alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFPA e, logo em seguida, enquanto uma das propostas artísticas, pedagógicas e investigativas do Grupo de Pesquisa Arte Sonora: Estudos dos Processos Criativos, Instalativos e em Paisagem Sonora e do Projeto de Extensão Mosaico: Arte, Música e Paisagem Sonora na Escola - 2ª ed.. Enquanto grupo de pesquisa, realizamos uma revisão bibliográfica nos últimos 5 anos que contempla tópicos acerca de música ubíqua. Autores como Damián Keller (2014; 2018), Maria Helena Lima (2018) e Flávio Schiavoni e Paulo Cançado (2018) foram centrais para essa pesquisa, pois apresentam o conceito de música ubíqua em suas publicações recentes. Em fevereiro de 2022, o Grupo de Pesquisa mencionado deu início às práticas musicais e composicionais com smartphones, onde foram realizadas performances e gravações utilizando dispositivos móveis e dispositivos móveis somados aos instrumentos convencionais, direcionando possibilidades pedagógicas com a utilização desses dispositivos. Desse modo, apresentamos como se deram essas experiências de performance e produção, considerando aspectos estéticos e formais envolvidos por processos de improvisação. A somar-se, discutiremos a crescente demanda de trabalho em Estações de Trabalho em Áudio Digital a partir de dispositivos móveis, apresentando as principais razões que motivam os alunos na autoprodução em home studios. Por fim, traremos algumas reflexões que consideram possibilidades artísticas e pedagógicas na utilização de dispositivos móveis em sala de aula, citando jogos e aplicativos anteriormente utilizados por membros do grupo de pesquisa.

Aceito para publicação em agosto de 2022.

Experiências acústicas na paisagem sonora escolar rural

(Publicado originalmente na Revista Hodie (UFG) em setembro de 2022)

Os estudos sobre paisagem sonora vêm sendo discutidos em diferentes áreas do conhecimento, o que oportuniza múltiplos olhares para o tema. O ambiente escolar rural foi o espaço para a produção de dados da pesquisa que ora se apresenta neste artigo. Neste estudo, aproxima-se a conhecida prática estética soundwalking às leituras de Jorge Larrosa sobre experiência, apontando como essa prática estética se volta às realidades acústicas de uma escola rural do município de Rio Grande/RS. Considera-se tal prática como uma alternativa de fruição musical frente aos modelos de ensino da música conservatorial e/ou historicamente fixados na forma de ouvir e fazer música. Faz-se com que este novo contexto escolar rural, silenciado e aparentemente imobilizado pela pandemia de Covid-19, seja entendido como um corpo vibrante, tensionado, revelador de um silêncio potente de sonoridades a serem vivenciadas. A partir de práticas artísticas nos entornos de uma escola rural de ensino fundamental, expõem-se como se deu a experiência acústica e os processos que lá foram estabelecidos, de forma a sublinhar a singularidade dessa experiência e das relações estabelecidas com o referido espaço.
 

Relatos de experiências na paisagem sonora belenense: imersão artística no mercado Ver-o-Peso, Belém do Pará

(Publicado originalmente na Revista Musimid)

Os estudos sobre a paisagem sonora têm sido amplamente discutidos em diferentes terrenos do conhecimento, onde múltiplas abordagens são enfatizadas, nutrindo o pensamento de pesquisadores e artistas que consideram a importância da paisagem para seus processos criativos. A paisagem sonora de Belém do Pará apresenta suas inúmeras singularidades - estas que foram motivo de fruição ao longo da produção dos dados de pesquisa, que compreendem catálogo acústico, fotográfico, entre outras narrativas. Neste estudo, primeiramente, apresentam-se os resultados das práticas de soundwalking coletivo, realizado enquanto proposta do Projeto Mosaico, Projeto de Extensão da Universidade Federal do Pará e coordenado pelo Prof. Dr. Elder Oliveira. Num segundo momento, aproxima-se a conhecida prática estética soundwalking às leituras de Jorge Larrosa e Joanalira Magalhães e Paula Ribeiro, respectivamente sobre experiência e artefato cultural, apontando como esta prática estética foi importante para serem percebidas as múltiplas realidades acústicas presentes no Mercado Ver-o-Peso, localizado no Centro Histórico do município de Belém do Pará. De antemão, considera-se que tal prática realizada foi uma alternativa de fruição musical frente aos modelos de ensino da música conservatorial e/ou historicamente fixados na forma de se ouvir e fazer música, deslocando corpos de espaços fechados, que passaram a apreciar experiências musicais únicas a partir da improvisação, do toque, da escuta e dos demais sentidos que se deslocaram no espaço. Esta experiência aqui apresentada sensibiliza a escuta frente ao colorido acústico disponível localmente, unindo artistas-pesquisadores enquanto corpo em consonância com os seus entornos e que continuamente revelam sonoridades, práticas musicais e relatos de experiências que são tão particulares a Belém do Pará.

Palavras-Chave: Soundwalking; Música e Educação; Artefato Cultural; Processos Criativos; Paisagem Sonora.

Urban soundscape: islands of discipline, panopticism and normalized reality.

(Publicado originalmente nas atas do 4th International Colloquium “El Porvenir del Paisaje” e do 6th International Congress “Espacios Sonoros y Audiovisuales”)

The Soundscape of Belém do Pará - Brazil was partially walked and experienced. In this article we enhance the wandering of thought from a set of aesthetic experiences that launched its passers-by to the experiences of walking (i.e. soundwalking), the enjoyment of sounds and other senses, and the encounter with singularities in sociocultural narratives present in the visited places. We indicate reflections that are the fruit of these experiences lived in Paraense’s Public Squares such as Batista Campos and República, taking in the soundscape of Belém as an active Cultural Artifact in the ways of life of the community in question. We direct our gazes to the singularities of these experiences, a concept that is widely discussed by Jorge Larrosa (2014; 2018) and that we relate to Michel Foucault's (2020) writings on discipline and panopticism. The collective soundwalks, which produced knowledge from the sensorial, environmental, and political experience in the landscape, also generated their own collection that visually and acoustically reports the experiences of the students of the Music Degree of the Universidade Federal do Pará; of the researchers of the research group Arte Sonora: Estudos dos Processos Criativos, Instalativos e em Paisagem Sonora[1]; and of the participants of the Projeto Mosaico: Arte, Música e Paisagem Sonora na Escola - 2nd edition[2], brought to this text. Finally, we emphasize that the propositions reported here do not intend to answer or raise truths, but leave it suspended, tensing what involves us and produces us daily as subjects of modernity.

Keywords: Soundscape. Soundwalking. Cultural Artifact. Discipline. Panopticism.

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